O objetivo estratégico de Melhorar o Aprendizado e o Desempenho (ADEA) está representado no gráfico radar abaixo com suas 7 Iniciativas Estratégicas (IE). Cada IE apresenta sua respectiva média das notas obtidas pelas 51 escolas no processo de certificação do Pecim.
A seguir são descritas cada IE presente no objetivo de Melhorar a Gestão Escolar e suas respectivas variáveis:
IE12_IN_QAS: Média de Alunos por Turma de Ensino Fundamental e Ensino Médio 2020
IE13_IN_SAE: Dependências físicas existentes e utilizadas na escola - Sala de recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)
IE13_IN_ACO: Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação interna na escola: Corrimão e guarda corpos e Rampas
IE13_IN_APT: Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação interna na escola - Pisos táteis
IE13_IN_AST: Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação interna na escola - Sinalização tátil (piso/paredes)
IE13_IN_ASV: Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação interna na escola - Sinalização visual (piso/paredes)
IE13_IN_BPN: Dependências físicas existentes e utilizadas na escola - Banheiro acessível, adequado ao uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
IE13_QR_APA: A escola garante o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos alunos da Educação Especial?
IE14_QR_ALP: Pode-se afirmar que houve melhora no aprendizado dos alunos em Língua Portuguesa?
IE14_QR_AMT: Pode-se afirmar que houve melhora no aprendizado dos alunos em Matemática?
IE15_QR_AAE: Pode-se afirmar que houve aumento da assiduidade da equipe escolar?
IE15_QR_APE: Pode-se afirmar que houve aumento da pontualidade da equipe escolar?
IE16_QR_AIA: Pode-se afirmar que houve aumento nos índices de aprovação da escola como consequência da aprendizagem?
IE17_IN_RTA: Taxas de Rendimento Escolar (Abandono) por escola, segundo a Localização e a Dependência Administrativa, nos Níveis de Ensino Fundamental e Médio - Escolas - 2020
IE17_QR_RIF: Pode-se afirmar que houve uma redução no índice de faltas?